“Mirante do Gavião”

Postado por

Mirante do Gavião Amazon Lodge

Localizado em Novo Airão, distante 200 km da capital do Amazonas, Manaus, possui o visual panorâmico do Rio Negro de frente para o Parque Nacional de Anavilhanas.

A ideia foi desenvolver um projeto inspirador que integrasse a Comunidade, a Sustentabilidade e a Arquitetura proporcionando à comunidade a oportunidade de desenvolver novos talentos, ampliar a geração de renda, promover a inclusão social, respeito ao meio ambiente e a integração da arquitetura a natureza. O intercâmbio cultural e a valorização da gente do lugar alcançaram um espaço de extrema importância na vida do público visitante e da comunidade, trazendo o entendimento da importância da miscigenação dos seres humanos na sua maior capacidade de aprendizado.

A falta de capacitação local acabou gerando enorme desemprego e baixa qualidade de vida. A tecnologia para construir barcos com madeira, já não permitida, foi substituída pela técnica de construção em alumínio, ainda não dominada. A chegada do Mirante do Gavião Amazon Lodge promove uma mudança de paradigmas através da construção do Lodge como um barco invertido, fundindo-se às necessidades locais oferecendo novas possibilidades de geração de renda, novos talentos, respeito e justiça social valorizando as suas próprias raízes.

Estudos climáticos, de ventilação e insolação foram feitos para atingir o melhor desenho bioclimático, buscando conforto térmico, ventilação cruzada, efeito chaminé para retirada de ar quente, iluminação natural e acessibilidade.

Estratégias ativas como captação e utilização de águas pluviais, energia solar fotovoltaica, aquecimento de água e horta orgânica foram aplicadas ao projeto. Considerando a arquitetura vernacular, os chalés foram levantados em pilotis deixando prevalecer uma ventilação inferior baixando a temperatura interna. O projeto integra arquitetura, meio ambiente e sociedade.

A construção do hotel está inserida em área que se encontrava degradada com grande impacto negativo no local. Com o objetivo de maximizar o impacto positivo, a área foi regenerada e ocupa grande parte do terreno.

Duas etapas de formação de mão-de-obra foram desenvolvidas no processo de construção do Lodge. A primeira, está relacionada com a construção em madeira A segunda, com a operação do hotel, onde a equipe de obra passou a ser envolvida na manutenção do edifício em uso. Uma equipe local também foi qualificada para atender ao público. Na gastronomia, resgatou-se com criatividade, os costumes da alimentação local formando chefes com grande capacidade de elaboração de novos sabores. Uma formação delicada na área de governança foi desenvolvida trazendo ao público uma experiência cultural através de artesanatos e mobiliário locais, além da hospitalidade tão peculiar da gente do lugar. A eficácia da implantação do projeto como um todo, arquitetura e operação, pode ser compreendida pela troca e benefícios que se estabeleceu entre comunidade e público.

Levar o público para vivenciar a magia da floresta através da arquitetura integrando a comunidade e criando novos valores faz do Mirante do Gavião Amazon Lodge um projeto transformador.

A arquitetura é o design da natureza……criação do homem, ser natural que não se mistura com o vento mas pode ser homogêneo quando mescla a consciência e o ser.

Localização do Projeto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *